21.2.15

“hoje para ti os versos serão livres”

para rita isadora pessoa



és minha primeira
                              pessoa do plural
e quatro são
                    os teus elementos.

do fogo fizeste minha loucura,
da terra meus pés que tremem,
do ar nossos rasantes estelares.
da água escorremos as pedras.

és minha primeira
                              pessoa do plural
e tudo em ti
                     sou agora sem saber.
tudo que fui
                     e que serei
                                        e não sei.

percebes, pessoa, a miscelânea
de sensações e as abundantes
expectativas de que finalmente
                                                  irrompa
com a benesse dos deuses,
tu,
                    que és minha pessoa plural,
tu,
                  que cavas a mística da suave
melancolia de não fazer
                 doutro modo
                        a não ser
romper em salto,
olhos fechados
                      devido ao medo
de que diante
                      de tão fosca
cortina haja o pedaço
que não temos e seduz
nossos ossos ao que beira
                        a implosão
           do que carregamos
por
um
fio,
fio
do
qual
so
mos
ara
nhas
e portanto
por dentro
do nosso animal
que rosna
nas esferas
da catástrofe
e legitima a nossa raiva
          e d á v o z a.

mas não fique triste hoje, pessoa,
prometa, e lembre que teus olhos
guardam prelúdios ancestrais
                                                       que tremulas,
pessoa dos plurais, primeira tu és,
mistério
             que escorre
pelas paredes.
                 sei a
          temperatura
        da tua caverna
e falarei em teu nome
                                     ao menos hoje
e direi é nosso dia,
                              pessoinha,
                               guaxinim
                            aconchegado
                         diante do sonho,
                      caverna do mistério
                          em meus ossos.

és minha primeira
                              pessoa do plural,

hoje os versos serão livres para ti.

estamos ainda enxugando as botas,
clamaremos juntos, pessoa, ao sol,
facas perdem a lâmina diante de ti,
a poeira
            do quarto
                            varrido
dança
um prelúdio
                  interestelar
                                   a ti,
aos teus beijos de cometa,
à tua ternura ensandecida,
aos excessos de tão ferido,
lindo de tão ferido coração.
o tempo é nada quero de ti
o sangue
o cuspe
a foice
a força
a chave
em suma
a espaçonave
                       com que me abduziste,
quintessência                       do êxodo
                        dos pássaros.

   cairei em teus braços
            renascido em ti,
                        quadro renascentista.
primeira
              pessoa.

                          mitologia do plural.