20.6.13

“o banco itaú homenageia o poeta”


meu caro Carlos Drummond,
de que adianta, aqui, pronunciar teu nome?
estás vivo nas bocas dos equivocados.
andam comendo largas lagostas no teu poema.
o pentágono, não sei se viste, foi invadido por um avião.
e tua elegia transformada em mórbida profecia.

meu caro Carlos Drummond,
ainda assim, depois de todo esse cansaço novo,
ainda que, feito mais um tolo que não pode
se livrar da linha reta que perfura os nossos balões,
eu tenha seguido pelas ruas a esperar a dinamite,
mesmo assim, meu caro, ainda pronuncio teu nome,

meu caro Carlos Drummond,
porque vejo que produziste tamanhas verdades límpidas,
que os fortes e vis e orgulhosos serviram-se delas como trunfo
e assim dominam com ainda mais força e vileza e orgulho
o que é frágil e, disseste, rolam rios difíceis até o desprezo,
para depois, e só assim, retornar ao estado de enigma.

meu caro Carlos Drummond,
diante de tudo isso, poeta pequeno, tendo queimado a largada,
digo teu nome para nada além de tirar teu nome
da boca dos equivocados e brilhantes senhores da cultura.
teu nome remete a um menino franzino, sedento, inerte,
e não à faceirice dos que, dia-a-dia, acumulam mortes.

meu caro Carlos Drummond,
veja bem, os bancos, as instituições financeiras
encheram-se de versos, e muitos dos teus.
você está morto agora, mas é como se morto
tivesse vivido tal que, agora, todos recitem
a vida enigmática que você não compreendeu.

Nenhum comentário: